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Veículo a tremer, tanto o indicador do sistema VSA como o indicador de ativação VSA estão acesos

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12K views 8 replies 4 participants last post by  Kcintron2020  
#1 ·
2009 Honda Pilot ~156 mil milhas. Acabei de substituir o alternador de 7 meses, que o mecânico atribuiu a vazamento de óleo. Depois de um pouco de pesquisa aqui, atribuí isso a uma junta da válvula spool, que acabei de substituir para evitar perder outro alternador. No processo, rasguei acidentalmente a mangueira PCV quando estava tentando removê-la. Não consegui encontrar uma substituição localmente, então substituí por um pedaço de mangueira de combustível da Autozone (veja as fotos na postagem que estou vinculando abaixo). Desde então, decidi encomendar a peça específica da mangueira, pois a solução 'temporária' parece estar achatando para mim (ou seja, reduzindo o fluxo através dela). Agora, dentro de alguns dias disso, o veículo desenvolveu uma vibração perceptível em marcha lenta, e o indicador do sistema VSA E as luzes de ativação VSA estão acesas, bem como a luz de verificação do motor. Parece diminuir quando acelero, mas as luzes permanecem acesas na maioria das vezes. TALVEZ mudar as marchas em uma rotação um pouco mais alta, mas caso contrário, tudo parece ser como antes. Estou prestes a investir em um scanner OBD II, mas acho que não pode ser coincidência que isso tenha começado logo após eu substituir a junta da válvula spool. Uma redução no fluxo através da mangueira PCV poderia causar essa vibração? Eu poderia ter estragado a própria válvula spool, causando isso? Para sua informação, a substituição da junta correu perfeitamente, pelo que pude julgar, e não percebo mais nenhum vazamento de óleo.
 
#2 ·
2009 Honda Pilot ~156 milhas. Acabei de substituir o alternador de 7 meses, que o mecânico atribuiu a vazamento de óleo. Depois de um pouco de pesquisa aqui, atribuí isso a uma junta da válvula do carretel, que acabei de substituir para evitar perder outro alternador. No processo, rasguei acidentalmente a mangueira PCV quando estava tentando removê-la. Não consegui encontrar uma substituição localmente, então substituí por um pedaço de mangueira de combustível da Autozone (veja as fotos na postagem que estou vinculando abaixo). Desde então, decidi encomendar a peça específica da mangueira, pois a solução 'temporária' parece estar achatando para mim (ou seja, reduzindo o fluxo através dela).

Agora, dentro de alguns dias disso, o veículo desenvolveu uma vibração perceptível em marcha lenta, e o indicador do sistema VSA E as luzes de ativação VSA estão acesas, bem como a luz de verificação do motor. Parece diminuir quando acelero, mas as luzes permanecem acesas na maioria das vezes. TALVEZ mudar as marchas em uma rotação um pouco mais alta, mas fora isso tudo parece ser como antes. Estou prestes a investir em um scanner OBD II, mas acho que não pode ser coincidência que isso tenha começado logo após eu substituir a junta da válvula do carretel. Uma redução do fluxo através da mangueira PCV poderia causar essa vibração? Eu poderia ter estragado a própria válvula do carretel, causando isso? Para sua informação, a substituição da junta correu perfeitamente, pelo que pude avaliar, e não percebo mais nenhum vazamento de óleo.

Algo óbvio saltando para fora?

Não tenho certeza se tudo o que você está descrevendo está relacionado. Em vez de comprar um scanner ODB II - muitas lojas de reparo automotivo como Oriley's ou Autozone permitem que você use o deles para ver quais são os códigos. Você desconectou alguma mangueira de vácuo antes da mangueira PCV? Você desconectou o sensor próximo à válvula do carretel e se esqueceu de conectá-lo? Como estão os aterramentos no veículo? Talvez uma mangueira quebrada que se conecta à caixa de ar?

Meu palpite - e estou apenas jogando um palpite selvagem por aí; você possivelmente tem uma linha de vácuo desconectada ou alguma tomada elétrica se desconectou (possivelmente perto da válvula do carretel). As luzes VSA acendem automaticamente com a luz de verificação do motor e a marcha lenta estranha é resultado de uma linha de vácuo aberta ou de um componente elétrico importante desconectado se estiver relacionado ao que você está afirmando que começou depois que o trabalho foi feito nele.

Se não estiver relacionado ao trabalho que foi feito, pode ser uma mangueira da caixa de ar quebrada, um aterramento ruim, velas de ignição gastas ou uma série de outros problemas comuns . Editar: A válvula EGR também pode ser a culpada.

Eu começaria olhando perto de onde o trabalho foi feito para quaisquer mangueiras soltas ou conectores desconectados, então pegando emprestado ou comprando um scanner OBD II e vendo o que ele apresenta antes de solucionar mais problemas.
 
#3 ·
Obrigado pela sua resposta! A mangueira PCV é a única mangueira que tive que desconectar. Eu não sou muito mecânico, mas estou chamando o que eu desconectei/quebrei de "mangueira PCV" porque é o que o esquema no manual de reparo diz, embora não esteja em lugar nenhum perto da válvula PCV. Eu não tenho certeza do que você está se referindo como uma "mangueira de vácuo" ou uma "mangueira da caixa de ar", mas parece que a mangueira que eu removi poderia se enquadrar em qualquer uma dessas descrições. É a única mangueira que você tem que remover para chegar à válvula solenóide. Ela fica bem em cima do coletor de admissão, no lado esquerdo do motor, acima da válvula solenóide e do alternador. É a mangueira curta na imagem abaixo com a seta vermelha apontando para ela (o que está na imagem é minha substituição temporária da Autozone). Com base na sua descrição, parece que esta "mangueira PCV" pode ser o problema, pois parece estar amassada (veja à direita de onde a seta vermelha está apontando). Eu reconectei todos os conectores elétricos e, em qualquer caso, ele funcionou bem por um dia ou mais depois que eu fiz este trabalho, então, se fosse um conector desconectado, estou assumindo que isso teria aparecido imediatamente.

De qualquer forma, eu não preciso dirigi-lo, então estou esperando por uma substituição adequada da mangueira para chegar pelo correio para que eu possa eliminar essa possibilidade e então eu o levarei para a Autozone para fazer uma varredura OBD.
 
#4 ·
Embora tecnicamente esta mangueira seja chamada de mangueira de respiro PCV, mas a válvula PCV está no lado oposto, o lado do motorista, pela válvula EGR. Eu não acredito que a mangueira PCV seja o problema aqui, mas não há como saber com certeza sem um scanner. Eu daria uma boa olhada em tudo na baía do motor, pois um conector poderia ter sido desconectado por uma batida ou talvez um esquilo faminto por fios tenha ido e mastigado alguns fios.
 
#5 ·
Atualização: Substituí com sucesso a mangueira PCV e, em seguida, troquei o óleo (estava baixo devido ao óleo que foi perdido no alternador). Redefini a vida útil do óleo para 100% (isso limpa todos os códigos de erro?). Ainda tremendo, com a luz de verificação do motor, o sistema VSA e as luzes de ativação do VSA permanecendo acesos. Levei-o à Autozone para uma verificação OBD. Aqui está o que disse:

Solução mais provável: Reprogramar o Módulo de Controle do Trem de Força (PCM)

DTCs:

P0304 Falha de ignição do cilindro 4 detectada
DTCs secundários
P0420 Eficiência do sistema catalítico abaixo do limite (Banco 1)
P0302 Falha de ignição do cilindro 2 detectada
P0300 Falha de ignição aleatória detectada
P0430 Eficiência do sistema catalítico abaixo do limite (Banco 2)
P3497 1. Sistema de pausa da válvula (VPS) travado desligado 2. Sistema de pausa da válvula (VPS) travado desligado Banco 2

83-13 Falha de relação ECM/PCM

61-22 Curto-circuito no interruptor da fivela do cinto de segurança dianteiro esquerdo

61-23 Baixa tensão da fonte de alimentação da unidade de controle do modulador

Aqui está a coisa estranha: na viagem de volta da Autozone, a trepidação e as luzes indicadoras do VSA desapareceram (ainda com a luz de verificação do motor acesa). Então, nos primeiros ~6,4 km, eu não tenho mais o problema. Estou inclinado para os remédios descritos no tópico a seguir, começando com a substituição de algumas velas de ignição, a limpeza do sensor MAF, a substituição da válvula PCV, a limpeza da válvula ERG (uma nova é cara). O estranho é que não consigo encontrar nada em lugar nenhum sobre "reprogramar" o PCM, a "solução mais provável" de acordo com o leitor da Autozone. "Reprogramar" significa apenas "redefinir"? Ou é algo para o qual eu só preciso ir a uma concessionária? Além disso, estou muito confuso sobre PCM vs ECM vs VCM. São todos a mesma unidade em um Pilot 2009?

 
#6 ·
Se fosse meu, eu descobriria:

P3497 1. Sistema de Pausa da Válvula (VPS) travado desligado 2. Sistema de Pausa da Válvula (VPS) travado desligado Banco 2

Poderia presumir que a marcha lenta irregular e outros códigos estão relacionados.
 
#7 ·
Atualização - Fez o seguinte:
1. Troca de óleo (observado acima)
2. Substituiu o filtro de ar e o filtro de ar da cabine
3. Limpou o sensor MAF com limpador MAF (parecia impecável, mas limpei de qualquer maneira)
4. Substituiu a válvula PCV (nossa, isso é um pesadelo quando a base se solta. Acho que não vou tentar isso de novo)
5. Limpou a válvula EGR (não parecia tão ruim, mas limpei o melhor que pude usando o limpador MAF)
6. Substituiu todas as velas de ignição (com $$$ NGK laser iridiums)

A marcha lenta/funcionamento irregular voltou, junto com a luz indicadora VSA e a luz indicadora de ativação VSA (ou seja, o triângulo ! laranja) Dirigi até a Autozone (~10 milhas de ida e volta, 19 mpg de acordo com a leitura do painel do carro) e puxei os DTCs novamente:

P0352 Falha de ignição Cilindro 2
Circuito primário/secundário da bobina de ignição B
83-13 Falha de relação ECM/PCM
61-22 Curto-circuito no interruptor da fivela do cinto de segurança dianteiro
61-23 Baixa tensão da fonte de alimentação da unidade de controle do modulador

Parece que cuidei dos códigos 04xx e 0397 com a manutenção relacionada às emissões. Confirmado que conectar/desconectar a bobina 2 não fez diferença, então na manhã seguinte troquei a bobina 2 pela bobina 5, e tudo parece melhor. Voltei para a Autozone (~10 milhas de ida e volta, 24 mpg de acordo com a leitura do painel do carro) e puxei os DTCs novamente, agora adicionei o código em negrito abaixo:

P0352 Falha de ignição Cilindro 2
Circuito primário/secundário da bobina de ignição B
DTCs secundários:
P0355: Circuito primário/secundário da bobina de ignição E

83-13 Falha de relação ECM/PCM
61-22 Curto-circuito no interruptor da fivela do cinto de segurança dianteiro
61-23 Baixa tensão da fonte de alimentação da unidade de controle do modulador

Primeira pergunta: Estou presumindo que "Bobina B" é a bobina no cilindro 2 (traseira do meio), e "Bobina E" é a bobina no cilindro 5 (frente do meio) - ou seja, as bobinas que acabei de trocar? De acordo com a Autozone, o leitor obd deles não 'limpa' os códigos, no entanto, na viagem para casa, nenhuma luz de verificação do motor, nenhuma luz DTS, nada! Parece estar dirigindo melhor, e agora a luz "ECO" está acendendo novamente, e como observado acima, a quilometragem parece ter melhorado (eu sei que muitas pessoas aqui recomendam um VCM muzzler, mas por enquanto estou apenas focado em consertar as coisas) No entanto, se o leitor da Autozone não limpar os códigos, é possível que EU TENHA uma bobina ruim - aquela que estava no cilindro 2 e agora está no cilindro 5? Ou é outra coisa na fiação, ou talvez a falha de relação ECM/PCM que ainda não abordei? Estou inclinado a deixar como está, desde que a luz de verificação do motor não volte a acender, mas se estou perdendo algo fácil...

Para sua informação, estou postando uma foto das velas de ignição que retirei, na ordem em que estavam no veículo. Observe que as velas nº 1 e nº 2 parecem ser as mais sujas, o que eu acho que faz sentido com o sistema VCM:


Image
 
#9 ·
Atualização - Fiz o seguinte:
1. Troca de óleo (observado acima)
2. substituí o filtro de ar e o filtro de ar da cabine
3. limpei o sensor MAF com limpador MAF (parecia impecável, mas limpei de qualquer maneira)
4. Substituí a válvula PCV (santa vaca, isso é um pesadelo quando a base se solta. Acho que não vou tentar isso de novo)
5. Limpei a válvula EGR (não parecia tão ruim, mas limpei o melhor que pude usando o limpador MAF)
6. Substituí todas as velas de ignição (com $$$ NGK laser iridiums)

A marcha lenta/funcionamento irregular voltou, junto com a luz indicadora VSA e a luz indicadora de ativação VSA (ou seja, o triângulo laranja !). Dirigi até a Autozone (~10 milhas de ida e volta, 19 mpg de acordo com a leitura do painel do carro) e puxei os DTCs novamente:

P0352 Falha de ignição Cilindro 2
Circuito primário/secundário da bobina de ignição B
83-13 Falha de relação ECM/PCM
61-22 Curto-circuito no interruptor da fivela do cinto de segurança dianteiro
61-23 Baixa tensão da fonte de alimentação da unidade de controle do modulador

Parece que cuidei dos códigos 04xx e 0397 com a manutenção relacionada às emissões. Confirmado que conectar/desconectar a bobina 2 não fez diferença, então na manhã seguinte troquei a bobina 2 pela bobina 5, e tudo parece melhor. Voltei para a Autozone (~10 milhas de ida e volta, 24 mpg de acordo com a leitura do painel do carro) e puxei os DTCs novamente, agora adicionei o código em negrito abaixo:

P0352 Falha de ignição Cilindro 2
Circuito primário/secundário da bobina de ignição B
DTCs secundários:
P0355: Circuito primário/secundário da bobina de ignição E

83-13 Falha de relação ECM/PCM
61-22 Curto-circuito no interruptor da fivela do cinto de segurança dianteiro
61-23 Baixa tensão da fonte de alimentação da unidade de controle do modulador

Primeira pergunta: Estou presumindo que "Bobina B" é a bobina no cilindro 2 (meio traseiro) e "Bobina E" é a bobina no cilindro 5 (meio dianteiro) - ou seja, as bobinas que acabei de trocar? De acordo com a Autozone, o leitor obd deles não 'limpa' os códigos, no entanto, na viagem para casa, nenhuma luz de verificação do motor, nenhuma luz DTS, nada! Parece estar dirigindo melhor, e agora a luz "ECO" está acendendo novamente e, como observado acima, a quilometragem parece ter melhorado (eu sei que muitas pessoas aqui recomendam um VCM muzzler, mas por enquanto estou apenas focado em consertar as coisas) No entanto, se o leitor da Autozone não limpar os códigos, é possível que EU TENHA uma bobina ruim - aquela que estava no cilindro 2 e agora está no cilindro 5? Ou é outra coisa na fiação, ou talvez a falha de relação ECM/PCM que ainda não abordei? Estou inclinado a deixar como está, desde que a luz de verificação do motor não volte a acender, mas se estou perdendo algo fácil...

para sua informação, estou postando uma foto das velas que retirei, na ordem em que estavam no veículo. Observe que as velas nº 1 e nº 2 parecem ser as mais sujas, o que acho que faz sentido com o sistema VCM:


View attachment 159917
Alguma atualização? Estou tendo a mesma falha ECM/PCM, baixa tensão da fonte de alimentação da unidade de controle do modulador e curto-circuito na fivela do cinto de segurança dianteiro esquerdo, falha de ignição no cilindro 5. Substituí todas as velas de ignição e bobinas de ignição e ainda o mesmo resultado.
 
#8 ·
Alguma novidade? Estou com a mesma falha ECM/PCM, fonte de alimentação da unidade de controle do modulador com baixa voltagem e curto-circuito na fivela do cinto de segurança dianteiro esquerdo, falha de ignição no cilindro 5. Substituí todas as velas de ignição e bobinas de ignição e ainda o mesmo resultado.