2009 Honda Pilot ~156 mil milhas. Acabei de substituir o alternador de 7 meses, que o mecânico atribuiu a vazamento de óleo. Depois de um pouco de pesquisa aqui, atribuí isso a uma junta da válvula spool, que acabei de substituir para evitar perder outro alternador. No processo, rasguei acidentalmente a mangueira PCV quando estava tentando removê-la. Não consegui encontrar uma substituição localmente, então substituí por um pedaço de mangueira de combustível da Autozone (veja as fotos na postagem que estou vinculando abaixo). Desde então, decidi encomendar a peça específica da mangueira, pois a solução 'temporária' parece estar achatando para mim (ou seja, reduzindo o fluxo através dela). Agora, dentro de alguns dias disso, o veículo desenvolveu uma vibração perceptível em marcha lenta, e o indicador do sistema VSA E as luzes de ativação VSA estão acesas, bem como a luz de verificação do motor. Parece diminuir quando acelero, mas as luzes permanecem acesas na maioria das vezes. TALVEZ mudar as marchas em uma rotação um pouco mais alta, mas caso contrário, tudo parece ser como antes. Estou prestes a investir em um scanner OBD II, mas acho que não pode ser coincidência que isso tenha começado logo após eu substituir a junta da válvula spool. Uma redução no fluxo através da mangueira PCV poderia causar essa vibração? Eu poderia ter estragado a própria válvula spool, causando isso? Para sua informação, a substituição da junta correu perfeitamente, pelo que pude julgar, e não percebo mais nenhum vazamento de óleo.