Honda Pilot - Honda Pilot Forums banner

Código P0741 em Honda Pilot de 2005

15K views 13 replies 8 participants last post by  plplplpl  
#1 ·
Olá a todos, estou com um pequeno problema. Meu Honda Pilot 2005 apresentou o código P0741 - Desempenho do circuito da embreagem do conversor de torque/Travado. O carro tem 135.000 milhas e, com 100.000 milhas, a transmissão foi substituída por uma transmissão JDM com 40.000 milhas. O carro troca de marcha lindamente, mas a rotação do motor sobe um pouquinho mais do que no Pilot 2005 anterior que eu tinha e um pouco mais alto do que este Pilot originalmente fazia após a substituição da transmissão. Li muitas histórias sobre como as pessoas foram informadas por seus revendedores que não tinham outra opção a não ser substituir suas transmissões, mas simplesmente sinto que nem sempre é o caso, especialmente porque este carro parece estar indo muito bem. Alguém mais teve este código ou algo semelhante que possa me ajudar a identificar se há uma solução? O que fiz até agora foi uma drenagem e enchimento de ATF.

#5 ·
Qual era a condição dessa drenagem+enchimento? Queimado? Escuro? Excesso de lascas metálicas ou acúmulo no parafuso de drenagem? Concentrar-se em coisas que você pode fazer sozinho seria D+F adicional e o uso de substituições de solenóides OEM.
A condição do fluido era vermelho brilhante quando o retirei. E trocamos a maioria dos solenóides da transmissão OEM pela JDM, mas é possível que tenhamos perdido um.

#3 ·
O carro tem 135 mil milhas e, com 100 mil milhas, a transmissão foi substituída por uma transmissão JDM com 40 mil milhas.
Só por curiosidade, por que foi substituída tão cedo e com uma transmissão JDM?

Não existem Pilots no mercado interno japonês.

#6 ·
Só por curiosidade, por que foi substituído tão cedo e com uma transmissão JDM?

Não há Pilots no mercado interno japonês.
O fluido da transmissão costumava queimar em 30 minutos de condução, o conversor de torque não estava na carcaça corretamente e estava causando atrito. Honestamente, o preço da transmissão era bom, tinha poucos quilômetros e parecia limpo. E é verdade que não há Pilots no Japão, mas eles têm o MDX e a transmissão é idêntica.

#7 ·
P0741 indica uma fuga de pressão interna no circuito hidráulico da embreagem do conversor de torque. Ou o conversor falhou internamente ou detritos estão impedindo que uma válvula feche totalmente. Em 99,9% dos casos, a transmissão precisa ser reconstruída/substituída.
Meu carro mostraria sinais deste código? Porque para mim e para o resto da minha família, parece perfeitamente bom de dirigir. Como posso saber se sou um dos sortudos?

#8 ·
O conversor de torque funciona? Ele “trava” quando você atinge 45 mph (acho eu?). Se o fluido estiver limpo e as mudanças de marcha estiverem boas, não há muito o que você possa fazer, a não ser esperar que ele realmente falhe. Eu não sou o tipo de pessoa que substitui uma transmissão/conversor de torque só por causa de um código, eu definitivamente esperaria até que houvesse uma falha de algum tipo.

#11 ·
O mesmo problema aqui em um 05, o código p0741 é confirmado ou pendente durante toda a viagem na rodovia, mas a transmissão ainda funciona e muda bem. O fluido está limpo, o solenóide da embreagem foi testado e livre de detritos, verificarei o resto quando tiver mais tempo.
Alguém sabe se isso é provavelmente o conversor de torque ou a transmissão, ou ambos?

Um aditivo de fricção ajudaria o conversor de torque a travar?

Eu planejo puxar uma transmissão usada e um conversor de torque de um piloto traseiro destruído no ferro-velho e instalar eu mesmo, caso contrário, o custo do reparo é maior do que o valor do carro, que, de outra forma, está em ótimas condições.

#13 · (Edited)
O mesmo problema aqui em um 05, o código p0741 é confirmado ou pendente durante toda a viagem na rodovia, mas a transmissão ainda dirige e muda de marcha bem. O fluido está limpo, o solenóide da embreagem foi testado e livre de detritos, verificarei o resto quando tiver mais tempo.
Alguém sabe se isso é provavelmente o conversor de torque ou a transmissão, ou ambos?

um aditivo de fricção ajudaria o conversor de torque a travar?

Eu planejo puxar uma transmissão usada e um conversor de torque de um piloto traseiro destruído no ferro-velho e instalar eu mesmo, caso contrário, o custo do reparo é maior do que o valor do carro, que, caso contrário, está em ótimas condições.
Você precisa determinar se a embreagem do conversor de torque é capaz de travar em cruzeiro. Leve o Pilot para um passeio em uma estrada plana com pouco tráfego. Leve-o a 55 mph e mantenha uma velocidade constante. Se puder, conte as mudanças de marcha enquanto acelera e observe o tacômetro. Quando o Pilot mudar para a 5ª marcha, você deve ver o tacômetro cair para a 5ª marcha e, em seguida, outra queda de cerca de 200 rpm quando o conversor de torque travar. Se você não obtiver a segunda queda de rpm, a embreagem TC não está funcionando. Se a embreagem TC estiver escorregando, você verá uma queda de travamento desleixada ou lenta e, possivelmente, um tacômetro oscilante em cruzeiro final.

Você pode tentar limpar o fluido com drenagens e enchimentos, e há um filtro externo que você pode substituir no '05, mas isso pode não ajudar. Uma solução barata de longo prazo que você pode tentar é adicionar um condicionador de vedação da transmissão. Um membro aqui no fórum jura por AT 205, se você puder encontrá-lo. Pode ajudar a aumentar a pressão do sistema e melhorar a função da embreagem TC por um tempo, ou pode não. Algo para talvez tentar antes de tirar as chaves. Tudo de bom.