Sempre ouvimos de passagem comentários sobre como os carros são caros, juntamente com tudo o mais, etc. etc. Parte disso é que temos memória curta, e o tempo atual sempre parece difícil, e parte disso é apenas que estamos gastando nosso dinheiro em muitas outras coisas de estilo de vida.
Eu queria quantificar isso em relação aos carros, então olhei para um pilot EXL AWD de 2003 e comparei-o com um de 2023 com o mesmo acabamento. Certamente o 23 supera o 03 em todos os aspectos, incluindo tamanho, potência, desempenho, segurança, conforto, etc.
2003 pilot exl awd $32.520
2023 pilot exl awd $44.050
Isso representa um aumento de 35,5% em 20 anos, o que equivale a um aumento anual médio de +1,53%.
Para comparação, o IPC subiu 51% no mesmo período, média de +2,21%/ano.
Outra comparação, eu presumo que a habitação tenha dobrado nesse período.
Certamente, olhando para o 2003, se ele fosse oferecido novo no tempo atual por esse preço, ainda preferiríamos o 23, pois mesmo com o preço mais alto, é um valor melhor. Mesmo um CRV 23 pode ser preferível a um pilot 03.
Fiz a mesma comparação com um accord alguns anos atrás, e cheguei à mesma conclusão: estamos recebendo mais pelo nosso dinheiro agora (com carros) do que no passado.
Olhe para estes e veja qual você compraria?
Ou isto:
Eu queria quantificar isso em relação aos carros, então olhei para um pilot EXL AWD de 2003 e comparei-o com um de 2023 com o mesmo acabamento. Certamente o 23 supera o 03 em todos os aspectos, incluindo tamanho, potência, desempenho, segurança, conforto, etc.
2003 pilot exl awd $32.520
2023 pilot exl awd $44.050
Isso representa um aumento de 35,5% em 20 anos, o que equivale a um aumento anual médio de +1,53%.
Para comparação, o IPC subiu 51% no mesmo período, média de +2,21%/ano.
Outra comparação, eu presumo que a habitação tenha dobrado nesse período.
Certamente, olhando para o 2003, se ele fosse oferecido novo no tempo atual por esse preço, ainda preferiríamos o 23, pois mesmo com o preço mais alto, é um valor melhor. Mesmo um CRV 23 pode ser preferível a um pilot 03.
Fiz a mesma comparação com um accord alguns anos atrás, e cheguei à mesma conclusão: estamos recebendo mais pelo nosso dinheiro agora (com carros) do que no passado.
Olhe para estes e veja qual você compraria?
Ou isto: